ERA UMA VEZ O CINEMA


A Ceia dos Acusados (1934)

cover A Ceia dos Acusados

link to A Ceia dos Acusados on IMDb

País: USA, 91 minutos

Titulo Original: The Thin Man

Diretor(s): W.S. Van Dyke

Gênero(s): Comédia, Crime, Mistério

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.0/10 (24770 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

INDICAÇÕES star star star star star

Oscar de Melhor Ator

1935 · William Powell

Oscar de Melhor Filme

1935 · Metro-Goldwyn-Mayer, Hunt Stromberg

Oscar de Melhor Diretor

1935 · W. S. Van Dyke

Oscar de Melhor Roteiro Adaptado

1935 · Frances Goodrich, Albert Hackett

Sinopse: A história é baseada num livro do consagrado autor Dashiell Hammett, o mesmo de "O Falcão Maltês". Foi ele quem criou o personagem do detetive Nick Charles, e é curioso como no trailer aparece William Powell vestido de Charles, conversando com Powell que interpretava outro detetive célebre, Philo Vance. A diferença das outras séries é que elas foram rodadas com dois ou três anos de diferença. Foram outros cinco filmes feitos entre 1936 e 47, sempre estrelados por Powell e Myrna Loy. 

Este primeiro é uma mistura de comédia sofisticada, ou seja, Screwball, com mistério policial. Uma coisa nova na época. O filme tem certas características bem dos anos 30. Começa com uma espécie de prólogo, onde situa a ação e os personagens, começando pela mocinha feita por Maureen O'Sulivan, a Jane da série Tarzan e mãe de Mia Farrow. Depois, Powell tem uma verdadeira entrada de estrela, dez minutos depois. 

Só mais tarde e novamente com impacto que surge Myrna Loy, a Rainha de Hollywood, segundo pesquisas da época. O notável é que eles fazem um casal casado e feliz, que vive trocando farpas, mas inegavelmente se amam. Ela é muito rica e por isso Nick não precisa mais trabalhar como detetive. Passa o tempo todo bebendo e se divertindo. 

Aliás, é estranho como as pessoas bebem na fita, muito e constantemente, a ponto de até incomodar. Mas o fato é que Nick e Nora Charles viraram um enorme sucesso e foram muito copiados. Inclusive no "Casal Vinte" da televisão. Quem me confessou isso foi o próprio Robert Wagner. Ninguém como Powell e Loy para demonstrar que um casal pode se divertir e também resolver casos policiais. No caso, um inventor que desaparece e parece ser o culpado por vários assassinatos. Tudo se resolve numa ceia em que Charles reúne todos os suspeitos. 

Foi rodada em apenas duas semanas e a modéstia da produção hoje fica clara, apesar da fotografia ser do grande James Wong Howe. Assim, com certa falta de ritmo e uma ligeira decepção. Os outros filmes mantiveram o estilo e o humor. Mas a série teve ainda outro astro importante: é o cachorrinho Asta, o fox terrier de estimação do casal que ficou super popular e dá um show de interpretação.

Agora, acredito que a força que faz este filme ser razoavelmente bastante visto nos dias atuais, mesmo que com um público bem limitado (como eu mencionei, ele NÃO é um clássico, apenas um bom filme da época), é sua cena final. Não tendo certeza acerca da identidade do assassino de três pessoas, Nick resolve, com a ajuda da polícia, juntar (ou arrastar, no caso de alguns mais teimosos) todos seus suspeitos em um jantar em sua residência. A verdade iria surgir naturalmente. A cena é recheada de humor, e consegue manter a tensão até o momento da grande revelação. Méritos ao diretor W.S. Van Dyke – o responsável pelo Tarzan original também.

A Ceia dos Acusados é um filme para cinéfilos – amantes do cinema que adoram remexer nas prateleiras das boas locadoras atrás de jóias raras (eles vêem outros tipos de filmes também, claro). Esta é uma jóia rara. Um filme de mais de 70 anos que hoje funciona pela sua simplicidade e por remeter a uma Hollywood que ainda produzia inocência, pelo menos dentro das telas. Muitos dirão que é um porre – uma história de detetives bastante aborrecida. Oras, não deixa de ser. Mas a beleza, neste caso, está no bom conjunto do filme. Então, demos vivas à clássica Hollywood!

 

Elenco: